Participe
Dicionário de Finanças
Credit-linked note, CLN Voltar para lista C
Termo em inglês para definir um título mobiliário que permite ao emissor transferir para os investidores um risco de crédito específico. O pagamento de principal e juros destes títulos está vinculado à ocorrência de um determinado evento de crédito. CLN podem ser emitidos por instituições financeiras, empresas ou SPE. No caso de CLN emitidos por instituições financeiras ou empresas (compradores de proteção), os investidores (vendedores de proteção) correm o risco de crédito destas e do crédito específico que se busca transferir. Ver a figura para uma representação esquemática de uma emissão de CLN através uma instituição financeira ou empresa.

esquema de emissão do credit linked note
Representação esquemática de uma emissão de CLN através de uma instituição financeira ou empresa.


Emissões de CLN por SPE envolvem operações de Swap de crédito entre a SPE (vendedor de proteção) e a instituição que busca proteção para este crédito. CLN emitidos por SPE são garantidos por títulos com elevada classificação de risco de crédito (geralmente títulos com classificação de risco AAA). Ver a figura para uma representação esquemática de uma emissão de CLN por SPE.

esquema de emissão do credit linked note através de uma SPE
Representação esquemática de uma emissão de CLN através de uma SPE.


No vencimento, os investidores das CLN recebem: (i) se não houver um evento de crédito, o valor de face mais os rendimentos prometidos; (ii) se houver um evento de crédito, um valor determinado por uma fórmula (por exemplo, o valor de face dos títulos menos o valor recuperado do crédito) ou um valor fixo.




Termos Relacionados:   Derivativos de crédito   |   Swap de crédito
Patrocinado por